CAVALOS
um ensaio temático
CAVALO
RUPESTRE
A
série CAVALOS
é uma abordagem estético-analítica da manifestação artística
com o tema cavalo. Comenta como o homem desenhou, gravou, pintou,
esculpiu, fotografou ou filmou o cavalo.
Não pretende recontar a história da arte, nem especular sobre o porquê da manifestação artística. Antropólogos, filósofos, arqueólogos, psicólogos, críticos de arte estão aí para nos fornecer inúmeras hipóteses.
Não pretende recontar a história da arte, nem especular sobre o porquê da manifestação artística. Antropólogos, filósofos, arqueólogos, psicólogos, críticos de arte estão aí para nos fornecer inúmeras hipóteses.
LASCAUX
pinturas pré-históricas do período Magdalenense
pinturas pré-históricas do período Magdalenense
Descoberta
em 1940 no sudoeste da França, Lascaux é uma caverna com pinturas
rupestres de 15.500 anos, datadas por especialistas. (ver
Wikipédia)
Destacam-se entre diversos animais a figura conhecida como cavalo chines* . Pensemos por um momento no homem que desenhou e pintou aquela figura. Suas ferramentas antes da habilidade manual foram: seu senso de observação e sua memória. Analisando a situação: um paredão de pedra à sua frente, um cavalo correndo, o interior de uma gruta. Impossível imaginar um animal posando como modelo. Portanto, podemos concluir que o nosso homem das cavernas combinou sua habilidade manual com sua memória.
Sem contar com recursos como tintas e pincéis foi preciso, antes, inventar uma técnica; terra, sangue e gordura animal, carvão, pedra, osso e suas mãos. Agora observemos a obra.
Destacam-se entre diversos animais a figura conhecida como cavalo chines* . Pensemos por um momento no homem que desenhou e pintou aquela figura. Suas ferramentas antes da habilidade manual foram: seu senso de observação e sua memória. Analisando a situação: um paredão de pedra à sua frente, um cavalo correndo, o interior de uma gruta. Impossível imaginar um animal posando como modelo. Portanto, podemos concluir que o nosso homem das cavernas combinou sua habilidade manual com sua memória.
Sem contar com recursos como tintas e pincéis foi preciso, antes, inventar uma técnica; terra, sangue e gordura animal, carvão, pedra, osso e suas mãos. Agora observemos a obra.
-
A anatomia- o reconhecimento da espécie equina é imediato: trata-se
de um cavalo;
- O desenho- proporção e contorno descrevendo o perfil do animal;
- A expressão- o movimento do animal correndo captado em sua plenitude;
- A pintura- a cor preenche apenas parte do desenho (efeito aquarela);
- A perspectiva gráfica- as patas esquerdas estão desligadas do contorno;
- A perspectiva plástica- a parte não pintada do desenho, efeito de volume;
- O traço- contínuo, pontilhado, combinado, para diferentes texturas: pelos, crina etc;
- A cor- acentua a expressão plástica.
- O desenho- proporção e contorno descrevendo o perfil do animal;
- A expressão- o movimento do animal correndo captado em sua plenitude;
- A pintura- a cor preenche apenas parte do desenho (efeito aquarela);
- A perspectiva gráfica- as patas esquerdas estão desligadas do contorno;
- A perspectiva plástica- a parte não pintada do desenho, efeito de volume;
- O traço- contínuo, pontilhado, combinado, para diferentes texturas: pelos, crina etc;
- A cor- acentua a expressão plástica.
INTERIOR
DA CAVERNA DE LASCAUX
O
quadro acima é um comparativo dos detalhes relevantes desta pintura
rupestre.
*
As características do animal retratado são assemelhadas à raça
appaloosa.