LADY
GODIVA
JOHN
COLLIER
Óleo
sobre tela, do pintor inglês John Collier. Essa obra de 1897 pintada
em estilo pré-rafaelita, aborda a historia (lenda?) da esposa do
administrador de Conventri. O tema foi explorado nos palcos teatrais
e pelo cinema.
Lady
Godiva desfilaria nua, montada num cavalo, mas nenhuma pessoa deveria
ver esse evento. Mas a curiosidade de um jovem , Tom*, quebrou esse
acordo. Essa tela de John Collier retrata a visão do curioso.
A
pintura é rica em detalhes o que permite dizer do tempo que o
espectador escondido por trás de uma janela teve para observar o
passeio da Lady.
A
textura das edificações, pedras e as juntas bem definidas. As
manchas no pelo do cavalo. Os bordados e as pregas da manta que
recobre o animal. A pele e os cabelos da mulher. Detalhes que
contribuem para dar um toque de realidade à pintura.
*
Conta uma das narrativas que pouco tempo depois Tom foi acometido por
uma doença nos olhos que o deixou cego.
Fonte
- http://listas.20minutos.es/lista/lady-godiva-338463/
SALVADOR
DALÍ
O
gênio catalão também dedicou um trabalho à Lady Godiva. Dali
transita da tradição da pintura clássica para o simbolismo e
finalmente para o surrealismo, com um domínio preciso da arte e da
técnica pictórica. Uma de suas maneiras de surpreender o observador
de seus trabalhos é o uso inusitado do ponto de vista do pintor. Por
exemplo: a cena da crucificação, enquanto todos os pintores
retrataram esse tema de baixo para cima, Dali mostra a cena vista por
Deus. Em Lady Godiva sua tela retrata o tema não da perspectiva de
quem vê a cena, mas de quem a imagina. Daí, um desenho impreciso,
quase transparente, do que acontecia pela ruas de Conventri.
O
poder da imaginação migra do corpo da mulher para o corpo do cavalo
e vice-versa. Em nenhuma das duas instâncias as figuras ganham seus
verdadeiros contornos.
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