quarta-feira, 1 de julho de 2015


LADY GODIVA


JOHN COLLIER







Óleo sobre tela, do pintor inglês John Collier. Essa obra de 1897 pintada em estilo pré-rafaelita, aborda a historia (lenda?) da esposa do administrador de Conventri. O tema foi explorado nos palcos teatrais e pelo cinema.
Lady Godiva desfilaria nua, montada num cavalo, mas nenhuma pessoa deveria ver esse evento. Mas a curiosidade de um jovem , Tom*, quebrou esse acordo. Essa tela de John Collier retrata a visão do curioso.
A pintura é rica em detalhes o que permite dizer do tempo que o espectador escondido por trás de uma janela teve para observar o passeio da Lady.
A textura das edificações, pedras e as juntas bem definidas. As manchas no pelo do cavalo. Os bordados e as pregas da manta que recobre o animal. A pele e os cabelos da mulher. Detalhes que contribuem para dar um toque de realidade à pintura.
* Conta uma das narrativas que pouco tempo depois Tom foi acometido por uma doença nos olhos que o deixou cego.


Fonte - http://listas.20minutos.es/lista/lady-godiva-338463/




SALVADOR DALÍ




O gênio catalão também dedicou um trabalho à Lady Godiva. Dali transita da tradição da pintura clássica para o simbolismo e finalmente para o surrealismo, com um domínio preciso da arte e da técnica pictórica. Uma de suas maneiras de surpreender o observador de seus trabalhos é o uso inusitado do ponto de vista do pintor. Por exemplo: a cena da crucificação, enquanto todos os pintores retrataram esse tema de baixo para cima, Dali mostra a cena vista por Deus. Em Lady Godiva sua tela retrata o tema não da perspectiva de quem vê a cena, mas de quem a imagina. Daí, um desenho impreciso, quase transparente, do que acontecia pela ruas de Conventri.
O poder da imaginação migra do corpo da mulher para o corpo do cavalo e vice-versa. Em nenhuma das duas instâncias as figuras ganham seus verdadeiros contornos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.