MdV – MÓDULO DA VINCI
E O ROSTO VITRUVIANO
6ª LEITURA
A estrutura (objeto 1 + objeto 2) não contem sòmente os arquétipos encontrados, mas também a cabeça do Homem Vitruviano.
OS ROSTOS SECRETOS
ROSTO 1
A cabeça do Homem Vitruviano ocupa um MdV (Módulo Da Vinci). A circunferência e o quadrado se apoiam na parte superior do osso externo. A aparência é de uma pessoa adulta. Sombras marcam o rosto e produzem um efeito de assimetria. Qual a intenção de Da Vinci?
Uma ¨cirurgia plástica¨ revela segredos do rosto Vitruviano.
Ao dividir o rosto original em dois e espelhando-se cada metade:
aparecem dois rostos diferentes do rosto original.
1/2 ROSTO 2
ROSTO 2
1/2 ROSTO 3
ROSTO 3
São três rostos distintos desvelados, a saber:
- um adulto; o rosto 1 original,
- um velho; o rosto 2 ,
- um jovem;. o rosto 3.Da Vinci reitera o tema da passagem do Tempo: passado presente e futuro.
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
A circunferência é preenchida pelo rosto mais os cabelos. O lado superior do quadrado atinge o meio da testa. Manchas de sombras acentuam e definem as expressões faciais.
ROSTO 1 (adulto, híbrido)
- Cabelos: penteado ligeiramente assimétrico
- Olhos: desorbitados; cada olho olha para um lado
- Lábios; ligeiramente assimétricos
- Expressão facial: seriedade
- Marca: assimetria .
ROSTO 2 (velho, masculino)
- Cabelos: muito ondulados e bem penteados; volume acentuado
- Olhos: esbugalhados; olha para cima (diagonal)
- Lábios: fortemente arqueados para baixo
- Expressão facial: gravidade
- Marca: rugas profundas; ossatura dominante; caveira explicitada.
ROSTO 3 (jovem, feminino)
- Cabelos: muito ondulados e bem penteados; volume acentuado
- Olhos: normais; olha para frente (horizontal)
- Lábios; ligeiramente arqueados
- Expressão facial: curiosidade
- Marca: musculatura.
O comparativo nos permite algumas indagações:
- Poderia ser as cabeleiras uma metáfora? Porque preencher o círculo, somente para usar o MdV? Que significado teria essa metáfora?
- Porque um olha para o espectador e outra para o infinito?
- A caveira do Rosto 2 , seria a semente da morte dentro do ser vivente?
- O Rosto 3 que tem a aparência mais jovial seria uma garota , ou será um rapaz? Por acaso não poderia estar uma mulher oculta pelo corpo masculino?
A metáfora passado-futuro ressurge na versão masculino-feminino.
A figura acima pode ser interpretada como uma relação sexual?.
ASSOCIAÇÃO DO CORPO COM O ROSTO VITRUVIANO
7ª LEITURA
OUTRO SEGREDO
Inserindo-se de uma só vez o MdV ao Homem e ao rosto Vitruviano, novas revelações se apresentam. O eixo umbilical coincide com as narinas; o eixo do sexo se projeta sobre a linha da boca; o centro de articulação dos braços se sobrepõe ao ângulo dos olhos e dos ouvidos. Meras coincidências?
O oxigênio é fundamental para a sustentação da vida. Para o embrião o suprimento é feito através do cordão umbilical. Para o recém nascido, até seu último suspiro, pelas suas narinas, pelo ato involuntário da respiração. Volta-se assim ao círculo original a Mater: à Mãe e à Mãe Terra. O ato sexual é o pressuposto para a reprodução, isto é, a criação de novos seres. A boca também é o lugar de origem da fala. O primeiro ato criativo foi produzido pela palavra, o Logos: “Fiat Lux”.
O domínio da perspectiva por Da Vinci lhe permitiu fazer alguns virtuosismos gráficos como a genitália do Homem Vitruviano. Desenhando o membro em estado de ereção seu contorno se reduz a um círculo. Temos assim no mesmo desenho um pênis ereto e um orifício vaginal. No centro do quadrado o órgão produtor da fala no mesmo sítio do órgão reprodutor masculino, conjunção língua/pênis. Igualmente, a conjunção vagina/boca, dá conta do terreno fértil para a geração de novas futuras vidas. Conciliando braços, olhos e ouvidos. No triângulo que foi deduzido no Sujeito 5, foi implantado o centro T. O homem Vitruviano está com os braços abertos em dois níveis. No sentido prático é um sujeito da ação. Não está relaxado..A relação se restringe às pálpebras abertas. É o homem desperto ou em estado de alerta. Lembrando os Rostos 2 e 3. Os dedos tocam os seus limites, o MdV. Com o sentido do tato o homem vai internalizando o seu entorno.
Do mesmo modo seus olhos e ouvidos buscam captar as ondas luminosas e sonoras.
Os ângulos visuais e auditivos têm como centro o ponto T, e na verdade não são ângulos e sim cones se considerarmos a terceira dimensão.
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