quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MÓDULO DA VINCI - Segredos do Homem Vitruviano - parte 4


MdV – MÓDULO DA VINCI
E O ROSTO VITRUVIANO

6ª LEITURA
 
A estrutura (objeto 1 + objeto 2) não contem sòmente os arquétipos encontrados, mas também a cabeça do Homem Vitruviano.


OS ROSTOS SECRETOS


ROSTO 1

A cabeça do Homem Vitruviano ocupa um MdV (Módulo Da Vinci). A circunferência e o quadrado se apoiam na parte superior do osso externo. A aparência é de uma pessoa adulta. Sombras marcam o rosto e produzem um efeito de assimetria. Qual a intenção de Da Vinci?
Uma ¨cirurgia plástica¨ revela segredos do rosto Vitruviano.

Ao dividir o rosto original em dois e espelhando-se cada metade:



aparecem dois rostos diferentes do rosto original.



1/2 ROSTO 2 
 

ROSTO 2



1/2 ROSTO 3 
 

ROSTO 3 


     Cada imagem ostenta um colar diferente. Uma lente de aumento revela novos segredos.




São três rostos distintos desvelados, a saber:
  • um adulto; o rosto 1 original,
  • um velho; o rosto 2 ,
  • um jovem;. o rosto 3.
    Da Vinci reitera o tema da passagem do Tempo: passado presente e futuro.
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
A circunferência é preenchida pelo rosto mais os cabelos. O lado superior do quadrado atinge o meio da testa. Manchas de sombras acentuam e definem as expressões faciais.

ROSTO 1 (adulto, híbrido)
  • Cabelos: penteado ligeiramente assimétrico
  • Olhos: desorbitados; cada olho olha para um lado
  • Lábios; ligeiramente assimétricos
  • Expressão facial: seriedade
  • Marca: assimetria .
ROSTO 2 (velho, masculino)
  • Cabelos: muito ondulados e bem penteados; volume acentuado
  • Olhos: esbugalhados; olha para cima (diagonal)
  • Lábios: fortemente arqueados para baixo
  • Expressão facial: gravidade
  • Marca: rugas profundas; ossatura dominante; caveira explicitada.
ROSTO 3 (jovem, feminino)
  • Cabelos: muito ondulados e bem penteados; volume acentuado
  • Olhos: normais; olha para frente (horizontal)
  • Lábios; ligeiramente arqueados
  • Expressão facial: curiosidade
  • Marca: musculatura.
O comparativo nos permite algumas indagações:
  • Poderia ser as cabeleiras uma metáfora? Porque preencher o círculo, somente para usar o MdV? Que significado teria essa metáfora?
  • Porque um olha para o espectador e outra para o infinito?
  • A caveira do Rosto 2 , seria a semente da morte dentro do ser vivente?
  • O Rosto 3 que tem a aparência mais jovial seria uma garota , ou será um rapaz? Por acaso não poderia estar uma mulher oculta pelo corpo masculino?



A metáfora passado-futuro ressurge na versão masculino-feminino.
A figura acima pode ser interpretada como uma relação sexual?.



ASSOCIAÇÃO DO CORPO COM O ROSTO VITRUVIANO

 7ª  LEITURA

    È importante considerar o centro T, centro do triângulo 1 4 7 , para entender a sobreposição das 
duas imagens.


OUTRO SEGREDO
  
Inserindo-se de uma só vez o MdV ao Homem e ao rosto Vitruviano, novas revelações se apresentam. O eixo umbilical coincide com as narinas; o eixo do sexo se projeta sobre a linha da boca; o centro de articulação dos braços se sobrepõe ao ângulo dos olhos e dos ouvidos. Meras coincidências?
O oxigênio é fundamental para a sustentação da vida. Para o embrião o suprimento é feito através do cordão umbilical. Para o recém nascido, até seu último suspiro, pelas suas narinas, pelo ato involuntário da respiração. Volta-se assim ao círculo original a Mater: à Mãe e à Mãe Terra. O ato sexual é o pressuposto para a reprodução, isto é, a criação de novos seres. A boca também é o lugar de origem da fala. O primeiro ato criativo foi produzido pela palavra, o Logos: “Fiat Lux”.
O domínio da perspectiva por Da Vinci lhe permitiu fazer alguns virtuosismos gráficos como a genitália do Homem Vitruviano. Desenhando o membro em estado de ereção seu contorno se reduz a um círculo. Temos assim no mesmo desenho um pênis ereto e um orifício vaginal. No centro do quadrado o órgão produtor da fala no mesmo sítio do órgão reprodutor masculino, conjunção língua/pênis. Igualmente, a conjunção vagina/boca, dá conta do terreno fértil para a geração de novas futuras vidas. Conciliando braços, olhos e ouvidos. No triângulo que foi deduzido no Sujeito 5, foi implantado o centro T. O homem Vitruviano está com os braços abertos em dois níveis. No sentido prático é um sujeito da ação. Não está relaxado..A relação se restringe às pálpebras abertas. É o homem desperto ou em estado de alerta. Lembrando os Rostos 2 e 3. Os dedos tocam os seus limites, o MdV. Com o sentido do tato o homem vai internalizando o seu entorno.
Do mesmo modo seus olhos e ouvidos buscam captar as ondas luminosas e sonoras.
Os ângulos visuais e auditivos têm como centro o ponto T, e na verdade não são ângulos e sim cones se considerarmos a terceira dimensão.

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